Relatos


CARRETERA AUSTRAL


21 dias pela Carretera Austral, chegando ao seu final, na Vila O'Higgins;









SALTO, URUGUAI




Viagem com destino a Salto, no Uruguai. Entre os objetivos, participar do Moto encontro, promovido pelo moto clube local. Três de dias de viagem e aproximadamente 2.000 km percorridos, onde encontrei velhos amigos. 







Relato da Viagem "Nas Asas do Condor: uma viagem ao Umbigo do Mundo", realizada em Janeiro de 2010. Nesta, Álvaro e Adelaide empreendem uma viagem ao Norte da Argentina, visitando o "museu Che Guevara" em Alta Gracia, após adentram o Chile e conhecem o Deserto do Atacama e a maior mina de cobre do Mundo "Chuquicamata". Seguem para o Peru, conhecendo o "Canon del Colca", considerado o maior e mais profundo canyon do mundo. Após rumam a Nazca e sobrevoam as incríveis "Linhas de Nazca", e por fim alcançam seu objetivo, Cuzco, considerada o "umbigo do Mundo", depois de uma incrível, difícil e sensacional travessia de Nazca a Cuzco, pelo altiplano Peruano. De lá rumaram e conheceram o "Vale sagrado dos Incas" e a mítica e indescritível "Machu Pichu". Enfrentam, ao buscarem chegar a cidade de Puno as margens do "Lago Titicaca", as terríveis chuvas que ocasionaram a destruição de comunidades no Peru e o fechamento por diversos meses de Machu Pichu. Uma viagem incrível, de conteúdo histórico, místico, uma viagem de redenção, de superação e desafios, medos e descobertas.



 Relato da motoviagem denominada "Viagem ao Fim do Mundo", realizada no final de 2008 e começo de 2009, quando o casal motoviajante Álvaro e Adelaide, empreendem sua primeira grande aventura, atravessando o Uruguai, entrando na Argentina e percorrendo toda a Ruta 03, até o seu final, no Parque Nacional Terra do Fogo em Ushuaia, ponto mais ao sul do continente, possível de ser acessado por via terrestre. Na viagem enfrentam o temível vento Patagônico, que derruba sua moto, atravessam o histórico estreito de Magalhães e alcançam o Fim do Mundo. Lá além de conhecerem a bela cidade de Ushuaia, conhecem o "farol do fim do mundo", avistam pinguins, leões marinhos, camarones e uma paisagem de tirar o fôlego. Visitam o histórico "museu presídio", o "Parque Nacional Terra del Fuego", avistam pela primeira vez os picos nevados da cordilheira dos Andes, local onde ela inicia, cordilheira esta que cerca como uma muralha intransponível a bela e colorida Ushuaia. De lá seguem para o Chile e conhecem Puerto Varas portal do incrível parque "Torres del Paine". Se acidentam em meio ao deserto Patagônico, ao tentarem enfrentar de Sul a Norte a temível Ruta 40, objetivo praticamente impossível pela soma de adversidades (estrada com Rípio e Ventos de até 100 km/h). Ficam também sem combustível, quando tiveram que ser criativos na resolução deste imprevisto. Seguem viagem para conhecer o fantástico "Glaciar Perito Moreno" e depois a belíssima região dos lagos Argentinos. Novamente no adentram o Chile para visitar a região dos Vulcões Chilenos e avistam pela primeira vez o oceano Pacífico. Banham-se como prêmio dos desafios e adversidades enfrentadas até ali, nas revigorantes águas aquecidas pelos inúmeros e imponentes vulcões desta região. Uma incrível viagem de afirmação, superação dos medos e enfrentamento do desconhecido.



Relato da motoviagem feita a cidade de Punta del Este, Uruguai, com o objetivo testar os equipamentos recém adquiridos para longas viagens, a "habilidade" do recém e ainda inábil piloto, a resistência da navegadora e a participação na Maratona de Punta del Este, uma corrida de rua, outra paixão do casal motoviajante. Embora um percurso pequeno, esta viagem foi intensa, difícil, perigosa, cheia de adversidades e onde se reservou gratas surpresas, lições de vida e o início de uma grande amizade. Nesta viagem descobrimos que o destino é construido, mas também está escrito.